Já imaginou uma modalidade de esporte que cresce sem parar e está dentro de um mercado avaliado em pouco mais de um bilhão de dólares? Conhecidos e praticados principalmente por jovens, os e-sports são jogos online que têm uma popularidade cada vez maior. Desde o ano 2000, na Coréia do Sul,  esses esportes digitais passaram a ser reconhecidos como uma modalidade competitiva e, a partir daí, seu número de adeptos na internet só aumentou. 

Os jogos eletrônicos permitem aos atletas disputarem com pessoas do mundo inteiro, porque a maior parte dos games é coletiva e pode envolver dezenas ou até centenas de participantes. E esse número só aumenta. Até 2022 esse mercado, de um modo geral, deve crescer 60%. Dá pra acreditar? É muita coisa! 

Aos poucos, para algumas pessoas, os eSports deixaram de ser somente uma forma de lazer e passaram a ser levados a sério, com dedicação e treinamento, e foram criados, inclusive, muitos torneios e competições milionárias. 

Grande parte dos maiores torneios que acontecem é transmitida ao vivo, com narradores e plateias que contam com milhares de espectadores em arenas. Segundo a Newzoo, empresa de pesquisas e análises do mercado dos games, no ano de 2017, os e-sports tiveram um total de 443 milhões de acessos e, a previsão para 2022, é que esse número aumente para 596 milhões! 


Os gêneros de eSports

Para entender os jogos online é essencial entender as modalidades que separam os games. Existe uma variedade muito grande de gêneros de esportes eletrônicos, estas são as principais: 

Battle Royale - Jogo Fortnite


O Battle Royale é uma modalidade recente dos eSports e que faz muito sucesso. O objetivo principal deste tipo de game é, basicamente, sobreviver até o final. Vence que se mantém vivo, seja em jogos individuais ou em grupo. Além disso, é essencial que o jogador explore e utilize os recursos disponíveis dentro do mapa do game.


Jogos de Luta - Jogo Street Fighter


Estes são clássicos. Street Fighter, Mortal Kombat e outros são muito conhecidos e fizeram parte da infância de muita gente. Os jogos mais recentes têm gráficos melhores, movimentos mais elaborados mas a proposta basicamente continua a mesma: dois jogadores fazem uma batalha e quem vencer a luta, ganha o jogo. 


MOBA - Jogo League Of Legends

MOBA significa Multiplayer Online Battle Arena, em tradução livre, Arena de Batalha de Multijogador Online. Este tipo de jogo é um sucesso entre os gamers. Nessa mistura de estratégia com RPG o jogador controla seu personagem para atacar a base rival. Os jogos mais famosos dessa modalidade são Dota 2 e LOL. 



FPS - Jogo Call of Duty


Tiro em primeira pessoa. Isso que significa FPS, ou First Person Shooter. Este é o tipo de jogo mais comum nos eSports. A visão do jogador é, basicamente, de uma arma na tela, como se fosse uma realidade aumentada. Jogos como Call of Duty e Counter Strike são muito famosos e pagam muito bem: o FPS é a segunda modalidade que mais bem paga entre os games. 

As disputas acirradas de eSports


Visto que são inúmeros gêneros, os campeonatos também são incontáveis! Muitos torneios acontecem anualmente, cada um com suas particularidades e proporções. Alguns dos mais conhecidos mundialmente são: Copa do Mundo de Overwatch, FIFA eWorld Cup, Fortnite World Cup e Free Fire World Cup. 


Neste ano já aconteceram o Campeonato Mundial de Call Of Duty e também o de League of Legends, jogos que são verdadeiros fenômenos e enchem arenas, movem torcidas e são motivo de paixão de muitos adolescentes. 



Dos gramados às telas de eSports


Você com certeza já ouviu falar ou já jogou FIFA, certo? Este é um dos jogos mais famosos do mundo e nada mais é do que um simulador de futebol. E essa modalidade de eSport é tão famosa que clubes de futebol, o futebol real de campo, resolveram criar times para competir por seus próprios times em games online. 

Victor ?Tore? Santos, de apenas 18 anos, era jogador profissional do ABC Paulista. E foi aí que surgiu uma proposta vinda diretamente de Amsterdã para o jovem: o Ajax, time de futebol Holandês, percebeu o talento de Tore com os e-sports e convidou o jogador para ir para a Holanda ser jogador profissional, mas agora, de FIFA! A estreia do jogador foi no FIFA eWorld Cup 2019, em que concorreu a um prêmio de 250 mil dólares. 

No ano passadoo jogador levou o vice-campeonato de PS4 no FUT Champions Cup, que aconteceu em Bucareste, na Romênia. A competição era de FIFA 19 e aconteceu antes do jogador entrar pra valer como pro player do Ajax. Na época ele ainda atuava pelo SPQR Streaming & Gaming, equipe brasileira de jogos online.

Esportes que rendem milhões


O número de adeptos aos jogos digitais hoje é muito alto, mas os atletas profissionais, que dedicam grande parte do seu tempo à essa prática, têm muito sucesso e, consequentemente, lucram bastante com os games. No final de julho deste ano o jogador Bugha conquistou a Copa do Mundo Fortnite e se tornou um dos dez jogadores mais bem pagos do mundo. O único na lista que não é jogador de Dota 2. Só nesta competição Bugha faturou mais de 3 milhões de reais. Acredita? Entre os e-atletas que mais lucram com a prática, cada um já faturou, em média, 40 milhões de dólares com a prática dos games na internet.  


Você sabia que alguém poderia ter tanto sucesso apenas com jogos online? E é óbvio que para se tornar um campeão em eSports e treinar muito você não pode simplesmente contar com uma internet que não atende às suas necessidades. Visite o site da Sygo e conheça o plano perfeito para você se conectar com hipervelocidade e usar tudo que foi contratado da melhor forma possível.